CATEGORIAS

 

10/04/19

É possível fazer uma cerimônia de casamento sem
uma celebração religiosa?

A Sem Travas No Coração mostra que sim!
Fale com quem entende

PRÓXIMO

3 Projetos de DIY para fazer no feriado

ANTERIOR

26 Ideias de Lembrancinhas de Casamento Lindas e Diferentes

Dá para fazer uma cerimônia de casamento sem ter um celebrante religioso? Se você está noiva, tenho certeza que essa dúvida passou pela sua cabeça. Afinal, nem sempre os noivos desejam celebrar seu casamento de acordo com uma religião específica. No post de hoje, vamos te explicar sobre a cerimônia de casamento personalizada, o grande diferencial da SEM TRAVAS NO CORAÇÃO
É possível fazer uma cerimônia de casamento sem uma celebração religiosa?

Cerimônia de casamento

É possível realizar uma cerimônia de casamento sem o cunho religioso?

Você está organizando o seu casamento e chegou o momento de decidir pontos específicos sobre a celebração e, a grande dúvida: "Vamos casar na Igreja? Seu pastor pode celebrar? Eu nem sou tão religiosa, mas queria tanto uma celebração diante dos meus amigos e parentes... "  Bom, se esse for o seu caso, minha cara leitora Mariée, a pessoa perfeita para você é a celebrante de casamento! 


Segundo a Isabela Nicastro, da SEM TRAVAS NO CORAÇÃO, é super possível fazer uma cerimônia sem ter uma autoridade religiosa diante dos noivos:

"A cerimônia precisa ter a essência do casal, precisa ser um reflexo da história e da personalidade daquele casal. Por isso, se o casal não é religioso, não tem obrigação de uma cerimônia ter religião para que seja considerada válida."

"A cerimônia de casamento é um rito de passagem, é uma celebração do amor, uma comemoração por aquele momento."

"Por isso, é importante que ela tenha como objetivo essa celebração, sem regras ou necessidades que são obrigação." 

"Por exemplo, se o casal faz questão de uma benção, aí sim é legal uma cerimônia com alguma autoridade religiosa, para que seja considerada válida religiosamente. No entanto, essa validação não se refere à validação do casamento, já que, uma cerimônia personalizada, que signifique para o casal, que tenha realmente a essência deles, mesmo que não tenha cunho religioso, já está validando aquele momento."

"Uma cerimônia personalizada, que signifique para o casal, que tenha realmente a essência deles, mesmo que não tenha cunho religioso, já está validando aquele momento."

E qual a diferença entre o juiz de paz e um celebrante de casamento? Isabela explica que o juiz precisa seguir certos protocolos durante a celebração:

"O juiz de paz é a pessoa capacitada para validar um casamento com efeito civil. "

"Já o celebrante, apesar de ter alguns capacitados para o efeito civil, em sua maioria, trazem propostas diferentes para celebrações. Cerimônias mais intimistas, que tenham a história do casal, que faça alguns rituais específicos, etc."

"O celebrante não se prende à burocracia, já o juiz de paz sim.Para o celebrante, o amor é quem comanda a cerimônia, acima da lei e das regras ou protocolos."

Cerimônia conduzida pelo amor

"Cada celebrante tem a sua forma de conduzir uma cerimônia."

Para a SEM TRAVAS NO CORAÇÃO a cerimônia é pautada no amor, não tem valor civil ou religioso. Para isso, a celebrante Isabela Nicastro faz alguns encontros e entrevistas com o casal e com as pessoas mais importantes para eles e constrói um texto personalizado para a celebração. 

"O amor do casal e a sua história são os reais condutores da cerimônia. Cada celebração é única, todas elas são feitas sob medida para cada história de amor."

"A cerimônia da SEM TRAVAS NO CORAÇÃO segue o roteiro de uma cerimônia de casamento normal, com troca dos votos, quando o casal decidir fazê-los e a troca das alianças."

"No entanto, não tem um protocolo e um roteiro fixo a ser seguido, tudo isso depende da conversa com o o casal e do desejo deles de como será a cerimônia. É possível inserir surpresas, elementos diferenciados, rituais personalizados."
Mas se não existe a parte religiosa, a SEM TRAVAS NO CORAÇÃO segue algum ritual específico? Isabela acredita que isso acaba criando uma regra a mais na cerimônia:

"Em relação aos rituais prontos, como o ritual das areias, do vinho e da árvore, eu geralmente não faço. Acredito que esses rituais prontos acabam delimitando a cerimônia, acabam inserindo o casal em mais um protocolo, em mais um ritual que deve ser seguido."

"Acredito que cada história de amor é única, por isso, se for do desejo dos noivos que tenha um ritual durante a cerimônia, que ele seja um ritual personalizado, criado exclusivamente para aquele casal. A intenção é personalizar ao máximo, fugir dos rituais e dos textos prontos e clichês."
E não é somente os noivos que se envolvem na cerimônia! Já tivemos oportunidades de conversar com a Isabela e diversas vezes ela comenta da emoção dos convidados! Isso mesmo! Quem disse que cerimônia de casamento só importa para o casal? 


"As cerimônias da SEM TRAVAS NO CORAÇÃO envolvem também os convidados. Insiro em vários momentos do texto sobre a família do casal, sobre os amigos e sobre as pessoas mais importantes para eles."

"Além disso, é uma cerimônia que contagia a todos, já que conto a história de amor daqueles noivos. Muitos convidados estão ali mas ainda não conhecem a história dos noivos, os detalhes daquele amor. Os que conhecem, relembram, se emocionam junto com o casal. A cerimônia é verdadeiramente contagiante, até a celebrante se emociona com os momentos."

"O amor está presente em cada palavra, na voz, da emoção dos noivos e dos convidados. É um verdadeiro contágio!

"Acho legal a se falar que uma cerimônia realizada por uma celebrante mulher é que traz esse toque de romantismo, com uma voz mais suave, aos casais que procuram fugir de vozes mais "estilo radialista", com entonações para publicidade, por exemplo."


Gostaram de saber mais sobre a cerimônia de casamento personalizada? Conta para a gente!

Share Post.

00

00

00

00

AUTOR

Ana Paula Motta Rabelo

Redação

Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

3 Projetos de DIY para fazer no feriado

PRÓXIMO

26 Ideias de Lembrancinhas de Casamento Lindas e Diferentes