Filet Mignon com pesto e cogumelos portobello

por Elizeo Garcia

Segue mais uma receita muito fácil e rápida para preparar, enviada pelo fotógrafo formado em gastronomia, Elizeo Garcia. O filet mignon é uma das carnes mais nobres que temos, sem gordura e extremamente macia. Se bem aproveitado, conseguimos extrair o máximo de sabor e textura deste maravilhoso corte. Sendo tão saboroso, nada melhor que um vinho para acompanhar e uma boa companhia.

INGREDIENTES

03 medalhões de filet mignon ( aproximadamente 110g cada peça)

06 cogumelos PORTOBELLO fatiados
30 gr de manteiga
azeite
sal marinho moído na hora
pimenta do reino moída no hora

PESTO

02 maços de manjericão
100gr de amêndoas
02 dentes de alho
50gr de parmesão
azeite

Modo de preparo:

Pegue os dois maços de manjericão, limpe e escorra bem a água. Em um recipiente, coloque todas as folhas do manjericão sem o talo, junte as folhas aos dois dentes de alho descascados e adicione as amêndoas. Triture com um mixer até obter uma farofa grossa, adicione azeite até cobrir todos os ingredientes. Triture novamente com o mixer adicionando o parmesão ralado até obter um molho consistente, mas ainda com alguns pedaços de amêndoas. Reserve.

Leve uma frigideira em fogo alto, adicione um fio de azeite e a manteiga. Coloque as 03 peças de filet mignon, adicione o sal e pimenta do reino. Espere até que comece a sair um pouco do sulco da carne pela parte de cima, vire imediatamente e adicione novamente sal e pimenta. Aguarde por 4 minutos e retire a carne da frigideira. Logo em seguida, com a frigideira ainda quente, adicione os cogumelos e salteie para incorporar todos os sabores que o filet mignon deixou, reserve.

Em um prato faço riscos com o molho pesto, adicione as peças de filet mignon e finalize com os cogumelos por cima da carne. Sirva imediatamente e aproveite ao máximo.

Dicas:

– O molho pesto pode ser guardado em geladeira por até 07 dias, podendo ainda se utilizar de diverso tipos de castanhas.

– O ideal para se preparar uma carne é de que a mesma esteja próxima da temperatura ambiente e saber diferenciar quais cortes ficam melhores com cocção rápida ou lenta.

– Peça ao açougueiro para deixar as peças de filet mignon limpas e prontas pra facilitar.

Você também vai gostar