CATEGORIAS

 

02/12/19

Passo-a-passo de uma Cerimônia de Casamento

Confira o guia completo para você fazer a sua cerimônia de casamento!
Casamento Passo a Passo

PRÓXIMO

Lançamento da Coleção 2020 Marbô Ange D’or

ANTERIOR

13 Rituais emocionantes para Cerimônia de Casamento

Depois do pedido de casamento, vocês estão super empenhados em ter uma cerimônia incrível para emocionar seus convidados. Para te ajudar a entender melhor como fazer isso, montamos um passo-a-passo de uma cerimônia de casamento. Vem entender tudo sobre o assunto!
organização de casamento
Crédito da foto: JACKELINI KIL FOTOGRAFIA

Você vai casar e deve estar super animadx para começar a organizar cada detalhe do seu casamento. Para te ajudar nesse momento, a Mariée te dá de presente um site de casamento no Casar.com. Demais, né?

Como é uma cerimônia de casamento?

como funciona uma cerimônia de casamento
Crédito da foto: Carol Ritzmann Fotografia

A cerimônia é o ponto chave de qualquer casamento. É a hora em que o casal prova o seu amor um pelo outro dizendo "sim" na frente de amigos e familiares. 

Para casais religiosos, a cerimônia pode ser feita na igreja. Se o local escolhido for esse, é preciso ficar atento as regras seguidas pela igreja para cerimônias de casamento. Questões como horário, decoração, músicas e até as entradas tem que estar dentro das normas seguidas pela igreja. 

Muitos noivos tem optado por fazer a cerimônia fora da igreja pela praticidade de ter esse momento mais próximo ao local da festa de casamento, além de ter um maior domínio sobre a própria cerimônia. Para organizar o cerimonial, o ideal é ter uma assessora ou cerimonialista, para conseguir que tudo flua bem!
como funciona uma cerimônia de casamento
Crédito da foto: GABRIEL PEREIRA FOTOGRAFIA

Tempo ideal para uma cerimônia

Segundo a especialista em casamentosSilvia Baldi Wedding Planner, o tempo ideal para uma cerimônia de casamento é 45 minutos e, no máximo, uma hora. Mais do que esse tempo, pode se tornar muito cansativo e até chato para os convidados. 

"Menos que 45 minutos, entre entradas e saídas, fica extremamente corrido. Para que tudo flua tranquilamente tem que ser 45 minutos", explica Silvia. 
como fazer uma cerimônia de casamento
Créditos da foto: JUNIOR ALM FOTOGRAFIA DE SENTIMENTO

Músicas da cerimônia

Se o casal optou por casar fora da igreja, tem total liberdade para escolher todas as músicas que vão ser tocadas durante a cerimônia. Por isso, é muito importante escolher músicas que tenham significado para o casal e que emocionem. 

"A noiva pode estar em um vestido incrível, mas se música não for de qualidade, não vai emocionar!", aconselha Silvia Baldi Wedding Planner.

No Casamento Rústico Chique do Matheus e do Rafael, todas as músicas escolhidas para a cerimônia eram da Disney! Já no Civil Wedding da Thaisa e do Henrique uma das músicas escolhidas para a cerimônia foi The Only Exception, da banda Paramore (eu chorei!).

cerimônia de casamento
Crédito da foto: RAFAEL FONTANA

Ordem de entrada na cerimônia

Entrada dos pais

São os pais que estão no topo dos convites e junto com os noivos convidaram cada pessoa que está presente no casamento. Por isso, eles devem ser os primeiros a entrar. 

Entrada dos padrinhos e madrinhas

São os amigos escolhidos pelo casal que vão cuidar desse novo relacionamento, e que vão fazer parte da história do casal pra sempre. Nesta matéria aqui ajudamos você a escolher os seus padrinhos e madrinhas. 


IMPORTANTE

Na entrada dos padrinhos, o pai da noiva e a mãe do noivo vão até a assessora para entrar de novo, desta vez, com os filhos.   
cerimônia de casamento
Crédito da foto: EVERTON VILA FOTOGRAFIA

Entrada do noivo

Depois dos padrinhos, o noivo, junto com a sua mãe, caminha em direção ao altar e fica na espera do grande momento: a entrada da noiva

Entrada das floristas

Este é o momento das crianças escolhidas pelo casal entrarem. As flores deixam ainda mais bonito o caminho para a noiva passar e também a fofura das crianças encanta todos os convidados!

IMPORTANTE

Crianças também podem entrar levando as alianças para os noivos! Como o Ben e o Vicente fizeram no #THWedding

cerimônia de casamento
Crédito da foto: Carol Ritzmann Fotografia

Entrada da noiva! 

Chegou a hora que todos aguardavam! Com uma música muito emocionante, é a hora da entrada da noiva
cerimônia de casamento
Crédito da foto: Carol Ritzmann Fotografia

Depois das entradas na cerimônia do casamento, o celebrante dá as boas-vindas aos convidados. A Isabela Nicastro, da SEM TRAVAS NO CORAÇÃO, conduz as celebrações de casamento com muito amor. Depois de conhecer os noivos e ter uma conversa franca com eles, ela prepara tudo o que será dito na cerimônia. 

"O que conduz a cerimônia é a história do casal, então cada cerimônia é única. Isso faz com que os noivos e os convidados participem e interajam com a cerimônia, se emocionando muito mais."
cerimônia de casamento
cerimônia de casamento
Crédito das fotos: EVERTON VILA FOTOGRAFIA

DICA

Se a cerimônia for cristã, após as boas vindas é a hora das leituras. Muito casais tem escolhido os seus avós para entrarem com a bíblia que vai ser usada na cerimônia neste momento. Fica muito legal que os pais e avós façam uma dedicatória para os noivos e assim, o casal tenha a bíblia como uma ótima recordação desse dia!
cerimônia de casamento
Crédito da foto: Jeferson Soldi

A Mensagem Principal da cerimônia será feita de acordo com a personalidade de cada casal, como conta Isabela Nicastro.

"A partir do que eles me contam, conduzo a cerimônia tentando abordar passado, presente e futuro com emoção e leveza. Resgatando a história do casal, trazendo como se conheceram, os momentos mais importantes da história, como fazem bem um ao outro, o que esperam para o futuro."  

É durante a celebração que alguns rituais podem ser feitos! 

Votos

como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: EDINHO IRIZAWA FOTOGRAFIA

Sem sombra de dúvidas, os votos são o momento mais emocionante da cerimônia. 

“É um momento emocionante até pra quem trabalha com casamento há tantos anos. Parece que estamos em em um filme super romântico. Eu amo e fico apaixonada por cada voto!”, confessa Silvia Baldi Wedding Planner

"É PURA EMOÇÃO!", diz Isabela NicastroSEM TRAVAS NO CORAÇÃO

Ajudamos você a escrever os votos do seu casamento nessa matéria aqui. 
como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: Johansson Correia

Hora das alianças

Depois dos votos, chega a hora das alianças! Os noivos podem escolher crianças, os avós ou até seus pets para levar as alianças. 
como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: JUNIOR ALM FOTOGRAFIA DE SENTIMENTO

Pode beijar a noiva!

Enfim casados
Este é o momento que o celebrante pede para que o casal se beije. 

Awn, o tão esperado beijo!
como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: MAGNO FRANCO FOTOGRAFIA

Depois, é o momento das saídas!
Primeiro, há o cumprimento dos pais dos noivos e então, uma foto ainda no altar. Logo em seguida, os padrinhos e madrinhas saem e, em sequência, os pais dos noivos. Ate que, por último, os noivos saem recebendo uma salva de palmas, pétalas ou sparkles. 
como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: TWIN LENS PHOTOGRAPHY

IMPORTANTE

Toda cerimônia é personalizada. Converse com o assessor do seu casamento e celebrante, e juntos, determinem de que forma vai ser feita a sua cerimônia!
como organizar a cerimônia de casamento
Crédito da foto: EDINHO IRIZAWA FOTOGRAFIA

Agora que você já sabe tudo sobre cerimônia de casamento, clique aqui para fazer o seu site de casamento de graça!

Share Post.

00

00

00

00

Tags.

#cerimônia #entrada da noiva #entrada na cerimônia #organização do casamento

AUTOR

Mariana Lo Turco

Redatora

Deixe Seu Comentário.
Publicidade

ANTERIOR

Lançamento da Coleção 2020 Marbô Ange D’or

PRÓXIMO

13 Rituais emocionantes para Cerimônia de Casamento