13 Rituais emocionantes para Cerimônia de Casamento

por Mariana Lo Turco
O momento da sua vida em que você vai mais se emocionar vai ser na sua cerimônia de casamento. Para deixar esse momento ainda mais especial, existem vários rituais repletos de simbologias para uma cerimônia de casamento sem religião – cerimônia ecumênica. Vem conhecer esses rituais e preparar a sua cerimônia de casamento
ritual para cerimônia de casamento
Crédito da imagem: {fornecedor:1433}

É cada vez mais comum noivos de religiões diferentes optarem por cerimônias não religiosas. E é nesse momento que um ritual emocionante pode deixar o seu casamento ainda mais especial. Essa cerimônia simbólica vai complementar o casamento civil e é legal que os noivos tenham uma conversa bem franca sobre como desejam fazer essa celebração, que nem aconselhamos nesta matéria aqui


Confira vários rituais emocionantes para o seu casamento!

Ritual da areia

ritual das areias
Crédito da foto: {fornecedor:1433}

Ideal para casais que sonham em casar na praia. O ritual consiste nos noivos misturarem areias de cores diferentes em um único recipiente de vidro. Os pequenos grãos de areia de misturam para sempre, e simbolizam o amor do casal que é eterno! 

Veja a galeria de fotos com vários momentos desse ritual. 
Crédito das imagens: {fornecedor:1311} | Dhiego Silveira Fotografia | {fornecedor:1692} | {fornecedor:1707} | {fornecedor:1433} | {fornecedor:1663} | {fornecedor:1452} | {fornecedor:1337}

Ritual da vela

ritual da vela
Crédito da foto: {fornecedor:1663}

Os pais da noiva e do noivo entregam para seus filhos uma vela pequena e já acesa. Com as velas em mãos, os noivos acendem uma vela maior, que simboliza essa nova família que está sendo formada. 

Ritual da Caixa de Vinho

ritual da caixa de vinho
Crédito da foto: {fornecedor:1663}

Assim como o vinho, quanto maior o tempo de casados, melhor fica o relacionamento. Para simbolizar esse momento de amadurecimento do casal, o celebrante prepara uma caixa de vinho com vários bilhetes dos pais, padrinhos, madrinhas e amigos. Quando eles completarem bodas ou fizerem a renovação de votos, os noivos abrem essa caixa e lêem todas as mensagens deixadas pelas pessoas amadas.  

Cerimônia dos balões

cerimônia com balões
Crédito da foto: {fornecedor:1452}


Ritual para um casamento ao ar livre. Todos os convidados recebem um balão de gás hélio no começo da cerimônia. Então, durante a cerimônia, o celebrante pede para que cada convidado mentalize um desejo para o casal e assim, os balões são soltos no ar ao final da cerimônia. Boas vibrações para os recém-casados! 

Ritual da árvore

ritual da árvore
Crédito da foto: {fornecedor:1311}

Quem cuida de plantas sabe que é preciso cuidar com muito amor para que elas cresçam fortes e saudáveis. Isso também funciona em casamentos: é preciso cuidar para ter uma relação saudável e duradoura. Por isso, esse ritual consiste no plantio de uma árvore, representando amor, prosperidade e fertilidade.  

Ritual do baú

ritual do baú
Crédito da foto: Your Wedding Boutique

Esse ritual se assemelha ao ritual da caixa de vinho. Ao invés do celebrante preparar uma caixa de vinho com vários bilhetes dos amigos e família dos noivos, o próprio casal vai preparar um baú com palavras de amor sobre o relacionamento e sobre os dois. Em um dia de comemoração ou quando bem entenderem, o casal abre o baú e relembra o dia mais feliz da vida deles! 

Ritual do primeiro brinde ou Ritual do Vinho

ritual do vinho
Crédito da foto: {fornecedor:1722}

Esse ritual é feito com uma taça de vinho branco e outro de vinho tinto. Os noivos vão misturar esses dois vinhos em uma taça, brindam e bebem esse “terceiro vinho”. Depois disso, em algumas cerimônias judaicas, o noivo enrola a taça em um lenço e pisa na taça, quebrando-a. 

Ou, que ta fazer o ritual da cerveja? É uma ótima opção para os amantes da cevada!
ritual da cerveja
ritual da cerveja
Crédito da foto: {fornecedor:1663}

Ritual das rosas

ritual das rosas
Crédito da foto: João Rudio

A rosa é uma flor que simboliza o amor. Por isso, durante a cerimônia, o noivo e a noiva seguram, cada um, uma rosa na mão. Como forma de dizer “meu amor é seu”, eles trocam as flores entre si e colocam elas dentro de um vaso no altar. Esse vaso pode ser usado na casa do casal, como forma deles lembrarem o quanto se amam! 

Cerimônia celta

ritual celta
Crédito da foto: {fornecedor:1580}

Geralmente, essa cerimônia é feita de noite e ao ar livre, para estabelecer conexão com a natureza. Antes de receber as alianças, as mãos dos noivos são lavadas com água e sal, “limpando” de qualquer negatividade que possa existir. 

Ritual “El Lazo”

ritual do laço
Crédito da foto: Phil Chester

Comum na tradição mexicana, nesse ritual os noivos ficam unidos por uma guirlanda de flores torcida no formato do símbolo do infinito logo após falarem seus votos. As flores simbolizam a união e o amor do casal!

Ritual com cápsula do tempo

ritual da cápsula do tempo
Crédito da foto: {fornecedor:1433}

Lembra aquela brincadeira de criança de criar uma cápsula do tempo? É isso que os noivos vão fazer! O casal escreve uma carta para o casal que vão ser no futuro, colocando boas vibrações e muito amor em cada palavra. Depois de alguns anos (o casal determina quando), eles abrem essa cápsula e lêem juntos! 

Dica: essa é uma ótima forma de fazer um livro de assinaturas!

Ritual da tela com tinta

ritual da tinta
Crédito da foto: MorningWild Photography

Esse ritual é ideal para noivos artistas. No altar, é deixada uma tela em branco e duas tintas. Durante um momento da cerimônia, juntos, eles jogam as tintas na tela em branco e colorem seu primeiro quadro juntos! 

Ritual de lava pés

ritual lava pés
Crédito da foto: {fornecedor:1593}

Visto em muitas cerimônias católicas, o ritual de lava-pés simboliza que os noivos devem servir um ao outro, sendo o porto seguro de seu companheiro. Mostra o cuidado e zelo que o casal deve manter no relacionamento.

ritual lava pés
ritual lava pés
Crédito da foto: {fornecedor:1311}

Quantos rituais emocionantes e simbólicos o seu casamento pode ter! 

Você sonha em ter algum na sua cerimônia?
Me conta nos comentários.  
Você também vai gostar